• Telefone:
  • (31) 3343-7070

Seg. à Sex. das 8hs às 18hs - contato@mcetica.com.br

Quarta, 16 Janeiro 2019 15:20

10 medidas preventivas contra acidentes de trabalhos em altura

Em grande parte, os acidentes ocorrem por ter ao mesmo tempo falhas humanas como falhas materiais. Por isso é de suma importância que exista planejamento e organização, para isso separamos 18 medidas preventivas em trabalhos em altura a fim de reduzir acidentes. Confira: 1. A capacitação e autorização dos trabalhadores; Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido a treinamento, e autorizado aquele trabalhador capacitado cujo estado de saúde foi avaliado, tendo sido considerado apto para executar a atividade. Quanto á avaliação do estado de saúde dos trabalhadores capacitados e autorizados para trabalho em altura, a empresa deve garantir que: - Os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo estar nele consignados; - A…
Quarta, 16 Janeiro 2019 15:19

O que são riscos ergonômicos ?

Todo gestor de RH deve estar consciente de seu papel importante na manutenção das boas condições de trabalho em sua empresa. Isso envolve trabalhar ativamente pela redução dos riscos ergonômicos, que podem afetar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. Mas, afinal, o que são riscos ergonômicos? Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura! Um exemplo: A história de Sara Sara é uma recepcionista. Ela trabalha durante seis horas por dia em um ambiente limpo, bem ventilado, sem nenhuma máquina pesada ou barulho incômodo. A maioria das pessoas diria que o trabalho de Sara é livre de qualquer risco. Porém, a mesa e cadeira de Sara não têm a altura apropriada, e ela geralmente passa suas seis horas de trabalho muito curvada. Ao chegar em casa,…
Quarta, 16 Janeiro 2019 15:17

Inspeções de segurança - O que são e quais são elas ?

O objetivo principal das inspeções de segurança é detectar as possíveis causas que propiciem a ocorrência de acidentes, visando tomar ou propor medidas que eliminem ou neutralizem os riscos de acidentes de trabalho. Afinal, para que serve as Inspeções de Segurança? Desta forma, as inspeções de segurança são práticas contínuas em busca de: - Métodos de trabalhos inadequados;- Riscos ambientais;- Verificação da eficácia das medidas preventivas em funcionamento. A base de toda inspeção de segurança e análise deve envolver indivíduos, grupos de operações e processos. Dentro do objetivo de análise de vários fatores de risco e acidentes, as propostas metodológicas mais aceitas envolvem a identificação do agente do acidente. O agente do acidente é todo fator humano, físico ou ambiental que provoca perdas. Controlar ou neutralizar o agente é muito…
Quarta, 16 Janeiro 2019 15:16

EPI E EPC – Qual a diferença ?

Garantir a segurança do funcionário é uma das preocupações de qualquer administrador. Dependendo da área de atuação, a empresa deve fornecer e verificar a correta utilização dos Equipamentos de Proteção. Dois tipos de aparatos são essenciais para amenizar os riscos de acidentes ao trabalhador: os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Os EPIs estão relacionados aos utensílios individuais para cada trabalhador e são utilizados para evitar danos à saúde e à vida desse funcionário. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Dentre as categorias dos Equipamentos de Proteção Individual…

Nosso Endereço

Rua Guajajaras, 410, sala 1601, Centro - Belo Horizonte/MG - CEP: 30180-912

Telefone: (31) 3343-7070

contato@mcetica.com.br

Horário Atendimento:
Seg a Sex 08:00 as 18:00 hs